top of page

Elon Musk quer construir seu próprio ChatGPT e vai brigar com Google e Microsoft

Elon Musk quer criar um rival para o fenômeno da inteligência artificial ChatGPT. Em entrevista a Tucker Carlson na segunda-feira, Musk confirmou que tem planos de criar uma “terceira opção” na corrida de IA entre a OpenAI, apoiada pela Microsoft Corp. , e o Google e DeepMind da Alphabet Inc.



O chefe da Tesla Inc. e proprietário do Twitter confirmou que pretende se envolver na corrida de IA desencadeada pelo chatbot inteligente da OpenAI. Vendo a Microsoft e o Google como “os dois pesos pesados” que lideram o grupo atualmente, Musk sugeriu que “criaria uma terceira opção”. Ele não forneceu detalhes sobre o avançado sistema de IA que tentaria criar.

Em março, Musk incorporou uma nova empresa de inteligência artificial chamada X.AI no estado de Nevada, de acordo com registros do estado. No mesmo mês, ele também assinou uma carta aberta, junto com centenas de outros luminares da tecnologia, pedindo uma pausa de seis meses no desenvolvimento e treinamento de modelos avançados de IA. Musk tem sido um crítico vocal de outras empresas de IA, incluindo a OpenAI, que ele fundou.

A nova empresa de IA pode fazer parte de seus planos de criar um aplicativo para tudo chamado X. Musk fundiu o Twitter em uma empresa chamada X Corp. Ele também confirmou um relatório anterior sobre a redução da avaliação do Twitter desde sua aquisição no ano passado.


“Acabamos de reavaliar a empresa por menos da metade do preço de aquisição”, disse ele a Carlson. Musk tornou o Twitter privado em um acordo de US$ 44 bilhões e o The Information disse recentemente que ofereceu aos funcionários do Twitter novas doações de capital avaliando a empresa em US$ 20 bilhões.

Durante a entrevista de segunda-feira, Musk expressou preocupação com o controle e a influência que a Microsoft tem sobre a OpenAI e com a transição da startup de uma operação sem fins lucrativos.

Ele também disse estar preocupado que os chatbots tenham se tornado politicamente corretos demais e que sua empresa de IA se concentre na verdade e tente “entender a natureza do universo”. FONTE: Bloonberg

7 visualizações0 comentário
bottom of page