top of page

Alexa virou Homem? Assistente Virtual ganha uma voz masculina e novo “nome”

Atualizado: 15 de abr. de 2023

Já pensou em chamar a Alexa de Ziggy? Calma, ela não mudou de sexo, na verdade a assistente virtual da Amazon, acaba de ganhar uma nova voz e um novo nome. Usuários da assistente na língua inglesa agora podem optar por ouvir uma voz masculina em resposta aos seus comandos de voz e ainda definir uma nova palavra-chave de ativação (nome) para interagir com o serviço: Ziggy.



Além de Alexa, anteriormente era possível usar as palavras-chave (ou nomes) Echo, Computer e Amazon, estas ainda são as opções na língua portuguesa. A voz masculina e a palavra-chave não são dependentes: o usuário pode escolher usar o nome Ziggy e manter a voz feminina, ou usar a voz masculina com o nome Alexa.

Apesar de estudos demonstrarem que tanto homens como mulheres preferem ouvir uma voz feminina (predominante em todos assistentes com controle por voz), o tema ainda é tratado polemicamente como sexismo por associar a voz feminina ao cargo de secretarias neste mercado tecnológico predominantemente consumido por homens.


Como mudar a voz da Alexa para o masculino?


Para mudar de voz você pode acessar o menu de configurações no aplicativo alexa do celular ou simplesmente utilizar o comando de voz "Alexa, change your voice" (Alexa, mude sua voz)


Como mudar nome (palavra de ativação) de Alexa para Ziggy?


Para mudar o nome ou palavra de ativação da Alexa voce pode acessar a sessão "Palavra de Ativação" dentro das configurações pelo aplicativo da Alexa ou simplesmente dizer o comando de voz "Alexa, change your wake word" (Alexa, mude sua palavra de ativação)


Vale lembrar que tanto o nome de ativação Ziggy quanto a voz masculina ainda não estão disponíveis no Brasil (Português), mas se você comprou a Alexa no exterior já pode usufruir da novidade.



68 visualizações0 comentário
bottom of page